SOICHIRO HONDA

 

 

"A história de um sonho"

 

  

Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão,  o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda.

 

Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos !

Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas !

Aos 8 anos, já havia construido uma bicicleta e,  aos 13 já tinha uma série de pequenas "invenções" !

Aos 16 anos, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica , e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina.

Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa ! Honda pôde começar a sua vida excentrica !  Construiu um barco de corrida, e um carro muito potente, com motor de avião American Curtiss Wright ! 

Sempre metido em todo tipo de competição, certa vez , em um rali de velocidade, com um Ford incrementado, Honda sofre grave acidente, ficando 18 meses em recuperação !  Isso freiou um pouco seu ímpeto de "playboy" , fazendo encarar a vida com mais seriedade !

Nos bons tempos das competições !!

Já com 30 anos, decide fabricar peças ao invés de consertá-las, e começa a fabricar anéis para pistões.  Mas fabricar não era tão fácil como pensava, e apesar da estrutura ( 50 funcionários e sede prórpia), Honda passou por um período muito difícil.  Seus recursos quase acabaram !

Depois de muita pesquisa, Honda descobre (com a ajuda de um antigo professor) o que faltava na liga dos anéis : o silício !

Finalmente, em final de 1937, a  "Tokai Seiki Heavy Industries" começa a fabricar anéis de qualidade e se torna novamente (muito) rentável !

Honda decide estudar mais os metais e entra no Instituto de Tecnologia de Hamamatsu. Como nunca foi estudioso, só assistia as aulas que lhe interessava. Quando o reitor foi explicar que não poderia receber o diploma, Honda lhe diz: "Diploma ? Isso vale menos que um ingresso de cinema. O ingresso lhe garante a entrada no cinema pois voce pagou, e o diploma não garante que se possa ganhar a vida com ele ... " 

(em suas empresas, as pessoas sempre foram promovidas pelo trabalho e competência, independente do grau de instrução )

Na época da 2ª guerra, começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Mas a região onde estava instalado sofreu muitos bombardeios, e em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir ao que restara dos bombardeios !

A rendição do Japão se dá quando Honda lutava para reconstruir suas máquinas e instalações !  Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota ,que era cliente de seus anéis.

Um pouco desiludido, Honda fica um tempo fora do circuito, gastando parte do dinheiro da venda na "vida boa" !

Mas , ambicioso e predestinado, em outubro de 1946, cria o Instituto  de Pesquisas Técnicas Honda , no centro de Hammamatsu.

O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas !  Comprou então um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores !

O primeiro lote de 500 motores  arrematados foram vendos rapidamente, e Honda começou a projetar seu próprio motor. Era um motor de 50 cc com potência de 0,5 cavalo.  O sucesso de vendas foi tanto , que em setembro de 1948, era fundada a Honda Motor Company !

O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de A.  Este ciclomotor era conhecido como "Chaminé" pois a mistura combustível era rica em terebentina devido ao racionamento de gasolina, e fazia muita fumaça !

A "Chaminé" modelo A

 

Mas Honda queria algo mais, e após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , que seria chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho) !

A avó de todas as Hondas !!

A partir daí, a história de Soichiro se confunde com a própria história da Honda !  Sua competencia e genialidade , sempre a frente dos negócios , e sempre dinamico, fizeram da Honda a maior industria motociclistica do mundo !

Soichiro e seu inseparável amigo e sócio  Fujisawa 

 

Soichiro parecia que nunca estava satisfeito, e sempre incentivou as pesquisas,  o que levou a Honda a participar de competições de motos e carros, invariavelmente com incrível sucesso !

Emprendedor, fabrica carros, motos, geradores , motores de popa, máquinas agricolas, e muitos outros produtos, mas sempre sob sua batuta !

Osamu IIda (primeiro Presidente) discursando na Honda Brasil em 1973, ao lado de Soichiro Honda, na fábica instalada num galpão no bairro da Pompéia em São Paulo

Soichiro Honda não só fundou a maior empresa de motocicletas, mas principalmente popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiabilidade em veículos de duas rodas !

 

Infelizmente, nada é eterno  !  Em 5 de agosto de 1991, Soichiro não resiste aos sérios problemas hepáticos , e deixa , aos 84 anos,  o mundo do motociclismo orfão !

Foi uma vida inteira dedicada aos projetos audaciosos !

Em final de 1999, Soichiro é eleito por jornalistas do mundo inteiro, o "Motociclista do Século", aliás , um título prá lá de justo !!

Grande figura !!

E, graças ao seu sonho e sua grande obra, nós motociclistas só temos que  agradecer, e muito !!

 

Arigatô, Soichiro !!

"Eu vivo no presente, para construir o futuro, com a experiência do passado"

Soichiro Honda (1906 - 1991)

 

Cogratulações,

-> A figura lendária de Soichiro Honda está definitivamente inserido na história universal como o "homem que reinventou a motocicleta". O motociclimo é dividido em duas partes: antes e depois da Honda que revolucionou no mercado das duas rodas. Com visão muito além do seu tempo Mr.Honda criou, em poucos anos, a maior e a mais bem conceituada marca de motocicletas em todos os continentes do nosso planeta.

Apenas a título de curiosidade, no final dos anos 50 quando ainda estavamos na "pré-história industrial do motociclismo", a Honda lançou inovações técnicas, tais como: em 1959 a introdução da partida elétrica em alguns modelos de média cilindrada. Também em 1959, segundo técnicos americanos, a Honda já possuia a fábrica de motos mais moderna do mundo.

A Honda sempre esteve empenhada em oferecer a seus usuários: economia, tecnologia, segurança, confiabilidade mecânica e conforto com baixo preço. Sua visão para a utilização do uso da moto iria muito além de contemplar apenas os consumidores de alto poder aquisitivo, como é o caso de vários fabricantes de motocicletas entre eles cito: MV Agusta, BMW, Guzzi, Harley, etc.

A Honda iria oferecer a mais completa linha de produtos que iria desde um simples, confiável e barato meio de transporte como é o caso das 50cc e 100cc ( mais de 30 milhoes de unidadades já foram vendidas em todo o mundo, especiamente na Ásia- no Brasil basta preguntar a um motoboy qual é a moto que aguenta o tranco do seu trabalho) passando pelas médias cilindradas até as super bikes.

Mr.Honda sempre acreditou em motores limpos e duráveis como os de 4 tempos. A aposta foi acertada pois em pouco mais de duas década havería proibição de motores de 2 tempos em decorrência de leis anti-poluição em diversos paises, em particular nos Estados Unidos.

Faço uma  breve menção ao nosso inesquecível Ayrton Senna que chorou ao saber da morte do amigo Soichiro Honda. Nunca é demais lembrar que a Honda acompanhava o talento de Senna fornecendo-lhe novos e melhores motores de F1. Como parte do grande relacionamento Senna/Honda a Honda jogou pesado ao  produzir o imbatível motor turbo que com apenas 1500cc produzia, aproximadamente, 1.000 HPs.

O motor turbo era tão superior aos demais concorrentes, pois além da alta tecnología usava sofisticados componentes/materiais, tais como: cerâmica para suportar as altas temperaturas do revolucionario motor turbo, que os outros fabricantes de motores não tinham como competir com a Honda. Assim, a FIA optou pelo fim do turbo na fórmula 1 para a torna-la mais competitiva.

Coincidentemente, após a morte do Senna a Honda "esfriou" mantendo-se apenas como um simples fornecedor de motores para a F1.

Para concluir, nos EUA onde o mercado é muito competitivo a Honda é sinônimo de alto padrão de qualidade e durabilidade e preço justo.

 

-> Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, dormindo apenas quatro horas por dia. Dorme ali mesmo, entre um pequeno torno e algumas ferramentas espalhadas. Para poder continuar seus negócios, empenha sua casa e as jóias da esposa. Quando, finalmente, apresenta o resultado de seu trabalho à uma grande empresa, recebe a resposta que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido. O homem desiste? Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da chacota de seus colegas e de alguns professores, que o chamam de "louco". O homem fica ofendido? Não! Dois anos depois de haver concluído o curso de Qualidade, a empresa que o recusara, finalmente, fecha contrato com ele. Seis meses depois, vem a guerra. Sua fábrica é bombardeada duas vezes... O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa. Você pensará, é claro: bom, agora sim, ele desiste! Mais uma vez, não! Imediatamente após a guerra há uma escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel, nem para comprar alimentos para sua família. Ele entra em pânico e decide não mais continuar seus propósitos? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta e logo ele não conseguiria atender todos os pedidos! Decide montar uma fábrica para a novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia parece excelente, consegue ajuda de 3.500 lojas, as quais lhe adiantam uma pequena quantidade de dinheiro.... Hoje, a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística! Esta conquista foi possível porque o Sr. Soichiro Honda, o homem de nossa história, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente. Quantos de nós, desistimos por muito menos? Quantas vezes o fazemos antes de enfrentar minúsculos problemas? Todas as coisas são possíveis, quando sustentadas por sonhos e valores consistentes.