Moto Ecologia

Uma Fabulosa Moto Orgânica

 

Esta moto, é uma incrível criação de Smolyanov Michael V. A moto é amigável ao meio-ambiente porque é feita a partir de substâncias orgânicas. Isso mesmo; tudo nesta fabulosa moto conceito como o quadro, componentes de suspensão e direção são feitas a partir de substâncias orgânicas e, em seguida, fixadas. A moto orgânica é forte, leve e muito poderosa devido a sua estrutura espacial e o processo de construção do esqueleto é feito de carbono orgânico com flúor.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tecnologia verde - Moto-bicicleta elétrica

 

Se você está preocupado com sua comunidade e o meio ambiente global e procura maneiras simples e ecológicas para enfrentar o trânsito das cidades para trabalhar ou para as suas atividades do dia-a-dia, aí vai uma dica.

A Ultra Motors, empresa americana, lançou recentemente sua nova moto-bicicleta elétrica nas ruas dos Estados Unidos. É a simpática A2B. O conceito (Light Electric Vehicle – LEV) já é amplamente utilizado na Índia e na China (o que há de mais ecológico por lá, diga-se de passagem). O objetivo é reduzir custos de transporte e ter um impacto positivo sobre o meio ambiente. Projetada para áreas urbanas, esse LEV é construído em alumínio leve (não é trocadilho, pelo menos não tive a intenção) e possui suspensão integral. Apresenta design elegante e clean, uma base rígida com amplo bagageiro, quadro que lembra uma mountain bike, único amortecedor traseiro e uma potente bateria. Concebida para ser parte moto, parte bicicleta, a A2B pode atingir velocidades de até 20 mph (aproximadamente 32 Km/hora) com autonomia de carga para viagens de até 20 milhas (32 Km) de percurso. Você pode dobrar a autonomia adicionando mais uma bateria lithium-ion ou, se preferir, pedalando! Possui vários opcionais como cesta transportadora de bagagens.

A A2B vem equipada com motor de 500 watts e pesa 73 lbs (aproximadamente 33 Kg). Nos Estados Unidos ela custa US$ 2.599,00.

 

Moto-bicicleta elétrica


 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom mesmo é escrever sobre coisas que a gente gosta. E, confesso, adoro motos. Pesquisando sobre tecnologia sustentável, encontrei artigos sobre motos ecológicas. A invenção não é novidade, já que a Honda lançou os dois primeiros modelos em 2004, no Japão. No entanto, vale a pena ver o que já foi desenvolvido até o momento. Os dois modelos abaixo foram criados para oferecer baixos níveis de emissões de poluentes e consumo no mesmo patamar, tudo isso em alta tecnologia.

 

Honda FCMC 

A scooter Honda FCMC utiliza o sistema Honda FC Stack, que consiste em um ultracapacitador para armazenar energia, no caso, o hidrogênio sob alta pressão. Foi produzida sobre a plataforma de um scooter de 125 cm³ com adaptação especial para receber a tecnologia de célula de combustível.

 

Honda Numo

O híbrido Numo de 50 cm³ utiliza dois motores, um de combustão interna, dotado com sistema de injeção eletrônica programada, e um outro, elétrico, localizado na parte dianteira do veículo. A Numo carrega a bateria durante as paradas e utiliza toda a força armazenada nas acelerações.

Esses modelos ainda não chegaram ao Brasil, mas existe uma grande variedade de motos elétricas para os apaixonados pelas duas rodas que se preocupam com a vida no planeta. As motos elétricas são extremamente eficientes no que se refere à emissão de gases poluentes e necessitam de fontes muito simples de alimentação: tomadas elétricas de 110/220 volts.
Apesar de ainda existirem algumas desvantagens em seu uso, como o desempenho do veículo e o descarte de baterias em mau estado, é bom saber que muitos fabricantes já investem tempo e dinheiro no aperfeiçoamento de alternativas para o futuro.